A Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1º de Setembro de 1939, quando tropas alemãs cruzaram a fronteira polonesa. Neste mesmo dia, Hitler reinstituía por Decreto a Ordem da Cruz de Ferro. Nesta ocasião o Führer restabeleceu as três classes preexistentes (2ª e 1ª Classes e a Grã-Cruz), mas a grande alteração foi a intro-dução de uma quarta classe : a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, que procurava suprir o vácuo entre a 1ª Classe e a Grã-Cruz. Também deixou de existir a versão de não-combatentes. Até 1945 ela foi entregue tanto para alemães como para seus aliados (Italianos, japoneses, húngaros, romenos, finlandeses e etc.), não ape-nas por bravura pessoal, mas também por feitos militares notáveis e por planejamento de guerra.
A Cruz de Ferro podia ser entregue para todos os membros da Wehrmacht
e para membros de outras organi-zações não-combatentes como a polícia, corpo de bombeiros e serviço ferroviário. Isto deve estar em mente quando se considera o grande número de condecorações entregues.
A Cruz de Ferro de 1939 que, inicialmente, possuía quatro classes, ao final da guerra tinha esse número au-mentado para oito. Era sempre necessário que o soldado tivesse o grau mais baixo antes de receber a classe subsequente, e todas as condecorações eram utilizadas no uniforme simultaneamente.
Atenção: Possuimos algumas unidades sobre encomenda de originais e réplicas. Favor consultar por e-mail: imperius_antiguidades@hotmail.com