14 de mai. de 2012

Badges de Ferido

 Hitler tinha uma grande preocupação com o reconhecimento do soldado ferido em combate. Isto se devia principalmente à sua própria experiência como combatente durante a Primeira Guerra Mundial, quando foi ferido em duas ocasiões. Isto o levou a reintroduzir o chamado Badge de Ferido logo no início do Segundo Conflito, em 1º de setembro de 1939.
 Esta condecoração constituía-se de um círculo oval com cerca de 43mm de altura por 35mm de largura, tendo ao seu centro um capacete germânico (modelo 35) com uma cruz suástica, circundado por uma coroa de louros.

 Era utilizado na forma padrão, ou seja, no lado esquerdo do uniforme em todas as ocasiões, sempre abaixo da Cruz de Ferro de 1ª Classe quando esta estava presente (ver exemplo). Em relação aos demais badges, normalmente ficava ao lado, ligeiramente abaixo das outras condecorações. Era fixado por um pino vertical, da mesma maneira de um broche.

 O Badge de Ferido dividia-se em três classes:
- Badge de Ferido em Preto: entregue em casos de até dois ferimentos;
- Badge de Ferido em Prata: entregue em casos de três até cinco ferimentos;
- Badge de Ferido em Ouro: entregue após o soldado sofrer seu 5º ferimento.

 O Badge de Ferido em Ouro também era entregue em casos de um único ferimento que levava à incapacidade física total, perda de visão permanente ou perda de um membro.

2 comentários: