
Depois de controlar praticamente toda a Europa, em Junho de 1941, o exército alemão lançou-se à conquista do território soviético. Com este ataque, Hitler pretendia ficar com o pleno domínio do Leste da Europa. Foi à operação mais ambiciosa da Wehrmacht. No entanto, Stalin mobilizou o enorme potencial bélico soviético (Exército Vermelho) e conseguiu travar os ataques nazistas.
Na conquista da U.R.S.S, por parte da Alemanha, enfrentavam-se então, o Exército Vermelho, da U.R.S.S, e o exército alemão. O exército alemão conseguiu chegar practicamente até ao “coração da U.R.S.S. ” , até que em Stalingrado o Exército Vermelho conseguiu resistir. Nesta cidade, a forma do Exército Vermelho se defender era batalhar de rua-a-rua, e de casa-a-casa. Esperava ainda, o Exército Russo, pela chegada do rigoroso Inverno que poderia enfraquecer os alemães. Com a ajuda deste Inverno rigoroso o Exército Vermelho tinha a vantagem de estarem a lutar no seu próprio país e ter assim mantimentos que pudessem assegurar a manutenção deste grande exército, mantimentos estes que o exército alemão não tinha acesso. Alcançou o Exército Vermelho em Janeiro de 1943, os objetivos de cercar e aniquilar os inimigos alemães.
Seguiu-se a chamada Contra-ofensiva russa, em 1944, em que o Exército Vermelho avançou por todos os lados e direções á conquista da Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário